quinta-feira, 13 de junho de 2013

SERÁ QUE A COMPETÊNCIA ESTA AO ALCANCE DE TODOS?

SERÁ QUE A COMPETÊNCIA ESTA AO ALCANCE DE TODOS?


Todo ser humano tem direito de ser competente. O que pode definir é qual a sua tarefa ou propósito, para que atinja um grau de motivação que possui característica individualizada. Com esse pensamento não podemos afirmar que se uma pessoa recebe uma tarefa errada, significa que ela ira errar para sempre. A necessidade de Gestores hoje é fundamental para correção de rumos e diretrizes futuras.
A competência pode ser situacional e apresenta duas variáveis importantes:

1.   Qualificação para tarefa;
2.   Desafio que ela traz.

Para entendermos melhor o que define cada competência quero enumera-las abaixo:

Qualificação para tarefas
·         Conhecimento
·         Habilidade
·         Experiência
·         Esforço
·         Inteligência

Desafio da tarefa
·         Grau de complexidade da tarefa em si
·         Nível de pressão do tempo
·         Expectativas sociais quanto ao desempenho
·         Grau de risco
·         Nível de responsabilidade

           
          Hoje em um mercado tão competitivo, não podemos afirmar que todas as pessoas serão competentes em todas as tarefas executadas, pois a experiência e habilidades envolvendo recursos ou motivação será um termômetro de avaliação. Mas podemos afirmar que pessoas podem melhorar em todos os tipos de tarefas, basta apenas buscar aprendizado e gestão.
        Geralmente as pessoas ficam presas em tarefas rotineiras que não levam a desafios, isso poderá se tornar pessoas incompetentes. É muito importante quando buscamos novos desafios, às vezes será necessário mudar a forma de execução, apenas a forma de mudar a arrumação de uma mesa – trocar algo de lugar – poderá iniciar uma mudança de atitude – mudar de rota de ida e vinda para o local de trabalho poderá abrir visões diferenciadas, ou seja, precisamos movimentar a nossa percepção cognitiva.
        Quando enfrentamos mudanças, muitas vezes parecemos meio perdidos e confusos, mas à medida que vamos exercendo nossas competências para lidar com mudanças, observamos que também vai oxigenando nossos pensamentos. Nesse instante começa o renascimento motivacional que será gratificante para as conquistas que estamos esperando.
        Toda vez que mudamos enfrentamos desafios e, estamos desenvolvendo nossas competências. O risco sempre irá existir, mas não existe pessoas ou profissional que alcançará algo melhor e produtivo em sua vida ou carreira, sem enfrentar desafios.
        Comece a traçar metas e objetivos de mudanças, desenvolvendo suas competências, passe a permitir que o novo – desafios – faça parte do seu cognitivo e assuma que você é um ser preparado para enfrentar desafios e conquista-los.

Tenório G. Ferreira - Diretor de Gestão de Pessoas MBA




Nenhum comentário:

Postar um comentário