domingo, 22 de setembro de 2013

FUNCIONÁRIOS "SABE TUDO"...


Funcionários "sabe-tudo" complicam o ambiente profissional e afastam os clientes


Você tem um colega de trabalho que se acha o "sabe-tudo"? Ele age como se já estivesse visto de tudo e estado em todos os lugares? Se há um problema, ele tem a solução. Se há uma pergunta, ele tem uma resposta. É o tipo de colega que está sempre fechado para novas ideias ou colaborações, pois suas opiniões são muito fortes e transmitidas de maneira ofensiva. O "sabe-tudo" nunca, jamais, pronunciou as palavras “eu não sei”.
A maioria dos profissionais, em algum momento da carreira, já topou com pelo menos um chefe ou colega "sabe-tudo". “Eles não são as melhores pessoas para se ter na equipe de trabalho”, diz Nancy Collamer, consultora de carreira e autora de livros na área.
“Eles tendem a monopolizar os diálogos, ignorar opiniões alheias e tomar decisões sem checar os fatos”, diz a especialista. “Geralmente, causam insatisfação na equipe, dificultam a relação com o cliente e deixam o ambiente de trabalho pesado”, completa.
Andrew G. Rosen, fundador e editor do blog de carreiras “Jobacle.com”, afirma que é extremamente difícil trabalhar com um profissional com esse perfil, pois “ele geralmente é um mau ouvinte, sempre pensando sobre o que irá dizer em seguida, em vez de ouvir e raciocinar sobre o que estão dizendo. É difícil convencê-lo de que não tem razão, ele geralmente já possui uma opinião formada”, conclui.
O palestrante e escritor de livros motivacionais Michael Kerr concorda. “É frustrante trabalhar com colegas sabichões por uma série de fatores. Eles tendem a falar mais do que ouvir e fazem as pessoas pensarem que não estão sendo levadas a sério. Eles sabem se a ideia vai dar certa ou não e pronto, e isso irrita o restante do escritório. Na verdade, eles também podem facilmente ser alvo de bullying".

Oito dicas para lidar com um colega de trabalho "sabe-tudo":

Seja simpático
O seu colega pode o irritar, mas pense que o jeito dele pode vir de um problema interno e pessoal mais profundo. “Em vez de ficar bravo, permita-se ser simpático”, afirma Andrew G. Rosen, editor do blog de empregos Jobable.

Evite ao máximo brigar
“Lidar com um 'sabe-tudo' é cansativo e muitas vezes é melhor ignorar do que discutir”, explica a escritora e técnica de carreiras Nancy Collamer. “Responda um simples "obrigado pela sugestão".

Seja um exemplo
Especialmente se você estiver em um cargo superior, é preciso dar o exemplo. O palestrante internacional Michael Kerr sugere que você diga “Eu não tenho certeza, vamos procurar a resposta juntos”.

Reúna fatos
Se você estiver em uma apresentação, explicando uma ideia ou em uma reunião, esteja sempre armado com fatos e dados. “Cheque sempre duas vezes as suas fontes. Quanto mais informação você tiver, mais difícil será de discordarem de você".

Tenha senso de humor
Pessoas metidas a saberem tudo geralmente são muito defensivas e, às vezes, até agressivas, lembra Kerr. “Embora seja tentador usar sarcasmo, é melhor respirar fundo e levar numa boa. Tenha humor".

Peça provas
Seja respeitoso, mas peça provas. Questionar de forma séria e direta é sempre uma boa saída contra os "sabe-tudo".

Chame-o de lado e converse sobre seu comportamento
“Pense que há a chance que o Sr. sabe-tudo não tenha a menor ideia de que é assim”, afirma Nancy. “Se você acha que este for o caso, chame-o de lado e tenha uma conversa franca, mas com respeito, com ele".

Evite ao máximo envolver o chefe
Só envolva o seu chefe se for realmente necessário. “Se for o caso, fale em um tom positivo e sério em vez de apenas reclamar”. Foque em bons argumentos e pense que é a “atitude correta”, afirma a escritora e especialista Isa Adney.


Fonte: Brasil Forbes.

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