sexta-feira, 29 de abril de 2016

DICAS PARA PREENCHER UM CURRÍCULO PROFISSIONAL


Abaixo você confere o passo a passo com exemplos para preencher o objetivo profissional do currículo, respondendo a todas essas perguntas:
1º: DIGA O QUE VOCÊ FAZ
Escreva no currículo a área em que pretende atuar.
Exemplo: “Trabalhar como gerente de vendas
Dica: se você está se candidatando para vagas diferentes de uma mesma área, certifique-se de que a descrição condiz com a vaga pretendida. É comum personalizar essa parte do objetivo profissional para se adequar a mais de uma empresa.

2º: EXPONHA BREVEMENTE A SUA EXPERIÊNCIA
Você deve mostrar que está preparado para desempenhar aquela função. Para isso, mencione as suas qualificações, mas tenha cuidado: não entre em detalhes. Seu histórico profissional deve ser melhor explicado no campo “experiências profissionais”.
Exemplo:
Objetivo – “Trabalhar como gerente de vendas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso superior de administração e aperfeiçoando meus cinco anos de experiência como vendedor

Dica: Se você está ingressando no mercado e não tem experiência, vale dizer o porquê escolheu aquela profissão, o quanto aquela empresa vai ajudar a sua carreira e como você irá retribuir o treinamento.
Exemplo:
Objetivo – “Iniciar a carreira de vendedor, utilizando minha facilidade em lidar com o público, a fim de me desenvolver na área e promover meu crescimento profissional e da empresa”.
3º: FALE SOBRE O SEU PAPEL NA EMPRESA
É importante definir metas e demonstrá-las no objetivo do currículo.
Exemplo:
Objetivo – “Trabalhar como gerente de vendas, aplicando os conhecimentos obtidos no curso superior de administração e aperfeiçoando meus cinco anos de experiência como vendedores, a fim de atuar na liderança da equipe de vendas, obter prática em atividades motivacionais e estratégias comerciais, para o cumprimento de metas”.
Dica: Evite frases vagas e redundantes como “procuro novos desafios” e “desempenhar minhas funções com responsabilidade”. Seja específico e profissional sobre suas intenções.
Com o número de candidatos por vaga cada vez maior, os recrutadores têm mais currículos para ler. Eles dedicam um tempo mínimo para cada um deles, portanto, se as informações do seu currículo não atraem logo de cara, você corre o risco de perder a oportunidade de emprego.
Abaixo, você confere quais são essas informações tão importantes que o seu currículo deve responder clara e rapidamente:
1- Que tipo de trabalho você faz?
Não generalize o campo do objetivo profissional e resumo do currículo. Os recrutadores querem saber que trabalho você pretende desempenhar e como fará isso. Explique quais são as suas competências e como elas contribuem para o cargo.
2- Você está qualificado para este trabalho?
No campo das experiências profissionais, não detalhe absolutamente tudo o que você fez nos últimos empregos. Dê ênfase para as experiências que têm a ver com o seu objetivo profissional atual.
3- Como você é?
Tente mostrar a sua personalidade nas páginas do currículo, sem clichês. Por exemplo, em vez de “comunicativo”, diga ter bom relacionamento interpessoal entre os departamentos – apenas se isso for relevante para a vaga.
4- Você escreve bem?
Nenhum empregador dará credibilidade a um currículo mal escrito. Fique atento aos erros gramaticais.
5- O seu currículo atende aos interesses da companhia?
Certifique-se de que seus princípios estejam aliados ao das empresas que você quer trabalhar. Por exemplo, se procura um trabalho temporário, deixe isso claro.
6- Qual é a lógica do seu currículo?
As experiências profissionais devem ser apresentadas de modo cronológico. Siga um padrão de começo, meio e momento presente.
7- Quais são suas formações?
Alguns recrutadores dão mais atenção aos campos de escolaridade e cursos importantes que a qualquer outra. Se você tem ensino superior, é recomendável incluir também o período anterior à faculdade, como o ensino técnico.
8- Quais são os destaques da sua carreira?
Destaque os projetos mais importantes da sua vida profissional. Saiba explicar o porquê você os considera tanto.
9- O seu currículo é fácil de ler?
Não seja muito formal e nem use palavras difíceis. Faça com que seu currículo seja compreensível e objetivo.
10- Como você está construindo a sua carreira?
Mostre que sua história profissional é lógica. Se colocou no currículo a sua atuação em diferentes áreas, demonstre que sua carreira está sempre em desenvolvimento.
Você pode enviar seu currículo para algumas empresas através da:

Fonte: Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário