DICAS e FILMES



Os cursos de MBA Gestão de Pessoas, a cada 370 horas aproximadamente de aula, poderão estar ajudando a mais um profissional alavancar sua carreira. Tudo isso pelo grande salto de conhecimento que esses cursos espalhados por varias faculdades no Brasil e Exterior podem proporcionar.
O custo gasto com uma MBA em Gestão de Pessoas pode chegar até 25 mil reais por essas 370 horas. (fonte época negócios). Mas todo negócio bom gera investimentos, e não é só financeiro, pois hoje o mercado das produções cinematográficas poderá ajudar bastante nessa formação.
Para alguns profissionais que já estão na frente desse mercado de “pessoas” poderá até dizer que isso não é nenhuma novidade, mas não são raros os consultores e executivos que investem nesses filmes, a fim de chamar a atenção de seus alunos ou liderados.
Um clássico do cinema é a série O Poderoso chefão, de Francis Ford Coppola, que nos leva a pensar e entender algumas lições como: Poder, Lealdade, Negociação e estratégia. Para ter uma ideia do grande poder de influência desses filmes, podemos citar um vocalista da banda Pink Floyd. Usou o cinema para recuperar o seu filho de 15 anos que não queria estudar, propondo o menino a assistir aproximadamente 115 filmes, a negativa que esse menino teve foi tão devastadora que o mesmo se envolveu com drogas, romance, sofrimento e dor, mas o menino se tornou rapaz e graças ao cinema o rapaz passou por um momento de emoção e reflexão, e conseguiu recuperar a sua vida. (fonte época negócios).
É importante lembrar que “todas as coisas contribuem para o bem...”, mas não posso deixar de dizer que o “amor a Deus e ao próximo” poderá ter um papel de grande valor na sociedade em que vivemos.
A exibição de filmes com mensagens que nos faz refletir em decisões e ações poderão contribuir e muito para nossa formação educacional e profissional, infelizmente hoje existe não só no seguimento cinematográfico a decadência de vários títulos que nos faz dar um belo “suspiro” “chorar”, ou seja, mexer com o nosso emocional, é preciso entender que uma grande parte da sociedade e profissionais afim está com dificuldade ou debilidade nessa área tão importante que é a emoção.
Hoje podemos ver que grandes universidades brasileiras e internacionais, estão até desprezando algumas disciplinas mais técnicas e partindo para o maior efeito humano que pode existir dentro de alguém, “A EMOÇÃO”.
Não podemos esquecer que o grande jargão que diz “NEGÓCIOS SÃO NEGÓCIOS” nunca deixará de existir, mas também acreditar que outro jargão se tornou um tanto esquecido em uma geração que é deficitária de amor. “SÓ O AMOR CONSTRÓI” sim! Certamente quando colocamos amor naquilo que queremos e nos dedicamos com "garra e humildade", as coisas acontecem e se aproxima de nós, foi pensando nisso que alguns autores e escritores, “creio eu” se juntaram com seus pensamentos e conhecimentos do mundo cinematográfico, para trazer até nós grandes títulos que hoje são usados para formação de ótimos profissionais.
Encerrando esse assunto, mas não terminando... gostaria de deixar alguns títulos de filmes que poderão contribuir na sua carreira profissional:

Tenório Ferreira


PENSAMENTO CRÍTICO
Filmes:


O OVO DA SERPENTE - INGMAR BERGMAN - EUA/ALEMANHA - 1977.



OBRIGADO POR FUMAR - JASON REITMAN - EUA - 2005.



DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA - SIDNEY LUMET - EUA - 1957.





ANÁLISE DE DADOS E TOMADA DE DECISÕES
Filmes:


HOMENS DE PRETO - BARRY SONNENFELD - EUA - 1997.



 PULP FICTION - QUENTIN TARANTINO - EUA - 1994.



O DESTINO DO POSEIDON - RONALD NEAME - EUA - 1972.





NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Filmes:


DIJANGO LIVRE - QUENTIN TARANTINO - EUA - 2012.



A NEGOCIAÇÃO - F. GARY GREY - EUA - 1998.




ERIN BROCKOVICH - STVEN SODERBERGH - EUA - 2000.





ÉTICA / PROPÓSITO
Filmes:

O QUE VOCÊ FARIA? - MARCELO PIÑEYRO - ESPANHA - 2005.



KAGEMUSHA, A SOMBRA DO SAMURAY - AKIRA KUROSAWA - JAPÃO - 1980.



INVICTUS - CLINT EASTWOOD - EUA - 2009.




GLOBALIZAÇÃO
Filmes:

MONSTROS S.A. - PETE DOCTER - EUA - 2001.



MONDOVINO, JONATHAN, NOSSITER - ARGENTINA/FRANÇA/ITÁLIA/EUA - 2004.



O DIABO VESTE PRADA - DAVID FRANKEL - EUA - 2006.






Continuando nosso artigo sobre filmes:

       Apesar de hoje temos avançado bastante nessa área, os filmes atuais trazem efeitos visuais e habilidades que nos mostra que a comunicação que é transmitida pelos filmes através das telas cinematográficas, nunca deixou ou parou de falar de gente, de uma relação com pessoas. Passando a inspirar comportamentos e atitudes no mundo em que vivemos. Em pleno século 21 os efeitos emocionais e especiais que os filmes mostram com seus personagens, como vilões, mocinhos, bandidos, elfos, duendes e bruxos. Tentam de alguma forma transmitir um relato de uma vida que realmente existiu. 
Muitos consultores hoje, usam os longas-metragens para inspirar pessoas em suas relações e carreiras. No corporativismo esse impacto é muitas vezes definido pelas mensagens que os filmes tentam ou passam para seus tele-espectadores, que em alguns casos são alunos de MBA em Gestão de Pessoas, RH, Administração e afins. Em um desses filmes o diretor tenta passar a ideia e a dura lição de um médico, que após enfrentar o outro lado da vida, acometido de um câncer de laringe. Passando a ser tratado como paciente em um hospital, começa a entender a dura dificuldade de um paciente quando espera por um atendimento. O médico é tão impactado com o fato que começa a mudar a forma de atendimento dada a seus pacientes. As grandes universidades internacionais e nacionais, estão deixando de lado as disciplinas especificas e trabalhando a "ALMA" a alma esta diretamente ligada as "EMOÇÕES" e essa descoberta é muito importante, pois consegue fazer com que pessoas passam a ser realmente pessoas e não instrumentos do mercado corporativo.
Hoje estamos trazendo mais alguns títulos de filmes que irão contribuir com a sua carreira acadêmica e profissional.

Fonte: época negócios

Tenório Ferreira

ATITUDE / MOTIVAÇÃO
Filmes:

BATMAN BEGINS - CRISTOPHER NOLAN - EUA -  2005




A DAMA DE FERRO - PHYLLIDA LLOYD - REINO UNIDO E FRANÇA - 2011




GÊNIO INDOMÁVEL - GUS VAN SANT - EUA - 1997




 STAR WARS - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA - IRVIN KERSHNER - EUA - 1980





CONTRATAÇÃO
Filmes:


O HOMEM QUE MUDOU O JOGO - BENNETT MILLER - EUA 2011



O DISCURSO DO REI - TOM HOOPER - REINO UNIDO - 2010



ÍNTIMO E PESSOAL - JON AVNET - EUA - 1996




OS INTOCÁVEIS - BRIAN DE PALMA - EUA - 1987







FORMAÇÃO DE EQUIPES

Filmes:

11 HOMENS E UM SEGREDO - STEVEN SODERBERGH - EUA - 2001



DECISÕES EXTREMAS - TOM VALIGHAN - EUA - 2010






GESTÃO DE PESSOAL
Filmes:

AMOR SEM ESCALAS - JASON REITMAN - EUA - 2009



UM GOLPE DO DESTINO - RANDA HAINES - EUA - 1991




SUCESSO A QUALQUER PREÇO - JAMES FOLEY - EUA - 1992




TROPA DE ELITE - JOSE PADILHA - BRASIL - 2007



AO MESTRE COM CARINHO - JAMES CLAVELL - REINO UNIDO - 1967




Conforme havia prometido continuamos a nossa saga de uma série e ultima publicação sobre a forma que os filmes podem influenciar no cotidiano de cada Gestor e Liderado. Mostrando a tática de provocar o adversário, numa aula de como enfrentar a concorrência. Portanto hoje estamos colocando a sua disposição mais uma série de bons filmes que contribuirão para sua carreira Profissional.
Agradeço a Revista Época Negócios por nos proporcionar essas dicas tão importantes.

Tenório Ferreira - Consultor


GESTÃO DE PROJETOS

Filmes:

ARGO - BEN AFFLECK - EUA, 2012



NENHUM A MENOS - ZHANG YIMOU - CHINA, 1999




UM SONHO DE LIBERDADE - FRANK DARABONT, EUA, 1994





VENDAS


Filmes:

A GAROTA DE ROSA-SHOCKING - HOWARD DEUTCH - EUA, 1986 



DE PORTA EM PORTA - STEVEN SCHACHTER - EUA, 2012





MARKETING / COMUNICAÇÃO
Filmes:

MINHA BELA DAMA - GEORGE CUKOR - EUA, 1964




GHOST DOG - JIM JARMUSCH - EUA/FRANÇA/JAPÃO/ALEMANHA, 1999




ELIZABETH - SHEKHAR KAPUR - REINO UNIDO, 1998





ESTRATÉGIAS DE CONCORRÊNCIA

Filmes:

QUANDO ÉRAMOS REIS - LEON GAST - EUA, 1996



O PODEROSO CHEFÃO I - FRANCIS FORD COPPOLA - EUA, 1972





GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Filmes:

FILADÉLFIA - JONATHAN DEMME - EUA, 1993




BRUBAKER - STUART ROSENBERG - EUA, 1980



FUGA DE ALCATRAZ - DON SIEGEL - EUA, 1979



Espero ter colaborado com você, para que sua carreira profissional ou acadêmica seja brilhante.
Faça do seu esforço e aprendizado, uma escada para o sucesso.
"Continue curtindo nosso site e material".

Abraços, 
Tenório  Ferreira - Gestão de Pessoas MBA


Um comentário: